Calçada e via antiga do Ribeiro do Lagar ("Caminho dos Mouros")

 Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, Faro, Portugal

 

Uma calçada de origem romana, no sítio de Montes e Lagares, próximo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, foi recentemente descoberta por membros do Campo Arqueológico de Tavira

É o maior troço de estrada antiga bem conservada que se conhece no concelho de Tavira, e o primeiro monumento deste tipo na freguesia de Santa Catarina.

A velha estrada, hoje em desuso, é conhecida localmente como "Caminho dos Mouros". O tipo de calçada revela a sua origem romana, assim como reparações posteriores a essa época. Sabe-se, de facto, que deve ter sido utilizada até ao Séc. XVIII como via de ligação entre o Algarve e o Baixo Alentejo.

Pensa-se que o troço agora descoberto fazia originariamente parte de uma das mais importantes vias romanas do Sul da antiga província da Lusitânia, constituindo a ligação mais directa entre a capital regional Pax Iulia (Beja) e as principais cidades do Algarve, Ossonoba (Faro) e Balsa. A estrada fazia parte do Itinerário Antonino, no seu percurso entre Ossonoba e Arannis (Santa Bárbara de Padrões).

É de notar que a descoberta não foi casual. Estudos anteriores do Campo Arqueológico de Tavira já apontavam para a passagem da via romana nesta zona. Os vestígios agora encontrados são uma confirmação do percurso reconstituído, esperando-se poder acrescentar outras num futuro próximo

A salvaguarda e valorização dos vestígios constituirá uma importante valia para a freguesia de Santa Catarina, integrando-a nos roteiros de turismo arqueológico e cultural.

A descoberta de caminhos antigos através da Serra, seguida da sua interpretação histórica e valorização turística, é uma área de desenvolvimento com grande potencial no Algarve, que permanece ainda virtualmente inexplorada.

Neste sentido, o Campo arqueológico de Tavira está elaborar um projecto de preservação e valorização do sítio, a apresentar à Câmara Municipal de Tavira.

 

Aspecto da Calçada do Ribeiro do Lagar

 

 

 

Localização e descrição

Álbum fotográfico

A estrada nos mapas antigos

A estrada na Época Romana

 

Projecto de Valorização (PDF, 80 KB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Associação Campo Arqueológico de Tavira

www.arqueotavira.com

Autorização de uso dos conteúdos deste site