A Carta Corográfica de Portugal, organizada por Filipe Folque na 2ª metade do séc. XIX, é uma fonte cartográfica de primeira grandeza para os estudos de história territorial do país em todas as áreas disciplinares.

Desenhada na escala 1:100.000, ela oferece uma primeira visão detalhada do povoamento, da toponímia e da rede viária então existentes.

A versão em papel continua a ser vendida pelo Instituto Geográfico Português, embora muitas folhas estejam já esgotadas.

Não existia, até agora, uma versão digital acessível ao público, ampliada relativamente ao original e com uma colagem contínua entre as folhas.

A versão agora apresentada abrange as 4 folhas mais meridionais, do Baixo Alentejo e do Algarve. O modo de visonamento permite a navegação livre e a variação de escala sobre toda a área da carta. Inclui ainda uma nota descritiva e um mapa vectorial, com níveis seleccionáveis, da rede viária representada.

Este projecto inclui-se no Corpus Territorial do Sul, arquivo virtual de recursos de história territorial do Algarve e do Sul de Portugal.

Este arquivo é integralmente desenvolvido pelo Campo Arqueológico de Tavira, sem quaisquer subsídios publicos e regionais. O seu projecto de financiamento foi recusado pela CCR-Algarve durante a direcção do professor doutor João Guerreiro e do dr. Miguel Freitas.

Apesar destes obstáculos e do atraso de três anos deles decorrente, é com satisfação que o Campo Arqueológico de Tavira pode finalmente oferecer o presente resultado à comunidade científica e ao público em geral.

 

Explorar a Carta Corográfica

 

Atenção

* Para explorar a carta deve possuir uma ligação internet de banda-larga.

* Para ver os níveis do mapa viário vectorial deve instalar previamente Adobe Acrobat Reader 6 ou posterior.